domingo, 25 de maio de 2014

Experiências

1 FORÇA NA RAIZ
Você vai precisar de:
  • 1 planta pequena
  • terra
  • casca de ovo
Com cuidado, retire a plantinha da terra com raiz. Recheie a casca do ovo com terra e replante a muda. Regue com pouca água por uma semana. Depois plante a muda em um vaso.
O que acontece ?
Quando uma planta cresce, suas raízes se Espalham à procura de água e nutrientes. Por isso, as raízes forçam a casca do ovo e podem até furá-la.
1 FORÇA NA RAIZ
2 PASSEIO AQUÁTICO
Você vai precisar de:
  • 1 bacia grande
  • água
  • 1 maço pequeno de plantas
  • 1 colher
Encha a bacia com água e coloque as plantinhas. Com a colher, faça movimentos circulares na água e observe.
O que acontece?
Quando a planta não tem raízes fixas, ela se move de acordo com as forças do ambiente. As ondulações feitas com a colher funcionam como a correnteza de um rio, que transporta vegetais flutuantes.
2 PASSEIO AQUÁTICO
3 EM BUSCA DE LUZ
Você vai precisar de:
  • 1 pote
  • algodão
  • feijões
  • cartolina preta
Umedeça o algodão, coloque-o no pote e ponha os feijões. Faça um cone de cartolina deixando uma abertura. Tampe o pote com o cone e observe por mais ou menos uma semana.
O que acontece?
O feijão cresce e o caule se move em direção à abertura. As plantas precisam da luz do Sol para produzir energia e crescer.
3 EM BUSCA DE LUZ
4 PARA O ALTO E AVANTE
Você vai precisar de:
-1 jardim gramado -1 pote de vidro
Coloque o pote virado sobre a grama, num local onde bata Sol. Após uma semana, compare a grama protegida pelo vidro com a do restante do gramado.
O que acontece?
A luz e o calor atravessam o pote e aquecem o ar em seu interior. O calor favorece o crescimento da planta e a grama coberta cresce mais depressa.

http://www.painelflorestal.com.br/noticias/sustentabilidade/conheca-experiencias-que-voce-pode-fazer-para-ver-a-movimentacao-das-plantas

Curiosidades

                                Papoula ou Papoila???


          A Papoula ou Papoila, estão inseridas na lendas e tradições do povo desde à milênios e são vários os casos ao longo da história em que isso acontece. Em um texto egípcio, datado do século 8º AC., a Papoula era dada às crianças para impedi-las de gritar. Na Grécia Antiga, a papoula era já usada como sedativo potente, mas também figurava na mitologia. Dentro da tradição judaica, as sementes de papoula entram na elaboração do recheio de pequenos pãezinhos triangulares chamados “oznei Haman” (orelhas de Haman), que são consumidos na festa de Purim, em homenagem à rainha persa Ester.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Quem somos

Vamos saber um pouco sobre os componentes. 


Nome: Ana Luiza Maia
Idade: 16 anos
Parte: Vídeos

Nome: Clinton Ramos
Idade:16 anos
Parte: Matérias(pesquisa)

Nome: Fernanda Veiga
Idade: 15 anos
Parte: Entrevistas

Nome: Isabelle Carvalho
Idade: 16 anos
Parte: Organização

Nome: Kelvin Tavares
Idade:15 anos
Parte: Enquetes

Nome: Leonardo Rezende
Idade: 16 anos
Parte: Fotos

Nome: Mariana Lisboa
Idade: 16 anos
Parte: Curiosidades

Vídeos

Para entender um pouco!
Briófitas 


Fotos

Briófitas 





Curiosidades sobre briófitas


  • As briófitas, juntamente com os líquenes, são os primeiros organismos a iniciar uma sucessão ecológica primária.
  • Estas plantas são também indicadoras de poluição atmosférica, além de serem extremamente importantes na ciclagem do gás carbônico.
  • Aproximadamente  1% da superfície da terra é ocupada pelo musgo Sphagnum.

Entrevistando uma briófita


Briófita




Briófitas



São plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados. Musgos e Hepáticas. Possivelmente, as briófitas são as plantas mais antigas e que marcam a passagem evolutiva dos vegetais do ambiente aquático para o terrestre. Compondo este grupo de vegetais estão às hepáticas, os antóceros e os musgos. Essa divisão compreende vegetais terrestres com morfologia bastante simples, conhecidos popularmente como "musgos" ou "hepáticas” São organismos eucariontes, pluricelulares, onde apenas os elementos reprodutivos são unicelulares, enquadrando-se no Reino Plantae, como todos os demais grupos de plantas terrestres.